Relembre 10 regravações que cantores sertanejos fizeram de hits internacionais

Relembre 10 regravações de sucesso de artistas sertanejos (Foto: Augustto Albuquerque)
Relembre 10 regravações de sucesso de artistas sertanejos (Foto: Augustto Albuquerque)

Conheça algumas canções internacionais de sucesso bombaram pelo mundo e inspiraram artistas sertanejos a fazerem suas regravações

Em uma época não tão distante na música sertaneja, era comum que cantores sertanejos e duplas regravassem novas versões de hits internacionais. Nas épocas dominadas por Edson e Hudson, Zezé Di Camargo e Luciano e Leandro e Leonardo, a prática era super comum e sempre rendia grandes sucessos para quem se propunha a fazer.

Embora tenha caído em desuso ao longo dos anos e hoje quase não apareça, a prática nos rendeu sucessos memoráveis que ficaram gravados no coração do público. Geralmente as regravações são divididas em dois grupos: o dos que optam por deixar a letra mais parecida possível com a original e aqueles que fazem toda uma mudança na letra, optando por deixar apenas a melodia parecida.

Em ambos os casos a chance de dar certo é muito grande, principalmente se a música em questão é/foi um grande sucesso em terras brasileiras. Mais recentemente, Gusttavo Lima, Marília Mendonça e Maiara e Maraisa se aventuraram em regravações e colheram frutos positivos disso.

Um dos citados na lista em que selecionamos 10 regravações de sucesso, que citaremos logo abaixo, a música Eu Juro de Leandro e Leonardo é uma marca da dupla que conquistou uma legião de fãs pelo país, porém não é original dos irmãos goianos e sim uma regravação feita por eles do astro do rock Elvis Presley.

Separamos uma lista com 10 regravações de artistas sertanejos a partir de hits internacionais que fizeram muito sucesso. Confira logo abaixo:

1Diz Pra Mim – Gusttavo Lima

Just Give Me a Reason” da cantora P!nk em parceria com Nate Ruess inspirou uma nova composição de ninguém menos que Gusttavo Lima, que abre a nossa lista. Assim como a versão original bombou na gringa, a versão do Gusttavo Lima também fez muito sucesso por aqui em 2014.

O sucesso foi tanto que a música chegou a ser mais popular entre o público brasileiro que a própria versão original, graças ao impacto das rádios, o que categorizou mais um hit de sucesso para a carreira do cantor sertanejo.

2Uma Vida a Mais – Marília Mendonça e Maiara e Maraisa

Marília Mendonça e Maiara e Maraisa surpreenderam durante a live “As Patroas” em 2020, ao cantar uma nova versão de “Listen To Your Heart” da banda sueca Roxette. A versão brasileira tem composição de Marília e Maraisa e foi batizada de “Uma Vida a Mais”.

Muito aclamada pelos especialistas, a música traz uma versão sertaneja/brega para a versão oficial e caiu no agrado dos fãs. É a mais recente da nossa lista de 10 regravações de sucesso.

3Você Mudou – Cristiano Araújo

Cristiano Araújo teve uma trajetória de sucesso meteórico antes de perder a vida em um acidente em 2015. Uma das canções que marcaram a carreira profissional do sertanejo, “Você Mudou” é na verdade uma regravação de “Making Love Out Of Nothing At All” composta pelo duo australiano Air Supply.

A música também ganhou uma versão poderosa na voz de Gusttavo Lima, mas foi o eterno Cristiano Araújo que fez ela ser conhecida pelo público em geral.

4Na Hora de Amar – Gusttavo Lima

Podemos dizer que o duo sueco Roxette, formado por Marie Fredriksson e Per Gessle, é o queridinho das regravações dos sertanejos. Além das “Patroas”, Gusttavo Lima também usou a canção “Spending My Time” da dupla para dar voz a um dos seus grandes sucessos: “Na Hora de Amar”.

Aproveitando a melodia e potência da voz no refrão, o cantor sertanejo agradou os fãs com essa música que seria um dos seus maiores sucessos românticos. E aí, qual a sua versão favorita?

5Eu Juro – Leandro e Leonardo

Uma das canções que marcaram a trajetória curta e intensa de Leandro e Leonardo, “Eu Juro” é uma nova versão de “I Swear”, de Elvis Presley. Ao contrário da maioria dos artistas presentes nessa lista, a dupla sertaneja optou por fazer poucas alterações na letra, seguindo seu propósito original.

Leonardo continuou cantando a música incansavelmente após a morte de Leandro, o que fez com que sua versão solo se tornasse mais conhecida pelo público brasileiro.

6Sufocado – Zezé Di Camargo e Luciano

Para os adolescentes dos anos 2000, “Drowning” do grupo musical Backstreet Boys foi a trilha de muitos casais apaixonados. Os sertanejos Zezé Di Camargo e Luciano aproveitaram que o hit estava em alta para fazer a nova versão da canção, chamada “Sufocado”, que fez um sucesso estrondoso nas rádios brasileiras.

7Por Um Minuto – Bruno e Marrone

O cantor espanhol Sergio Dalma lançou em 1996 a canção “Por Un Minuto” e viu, quatro anos depois, Bruno e Marrone fazerem o maior sucesso com o relançamento da canção de mesmo nome.

O sucesso foi tanto que até hoje, mais de 20 anos após o seu lançamento, a dupla sertaneja ainda canta a música em todos os seus shows, sendo uma das mais conhecidas do seu catálogo.

8Juntos – Paula Fernandes e Luan Santana

A parceria musical dos sertanejos Paula Fernandes e Luan Santana, inspirada na canção “Shallow” de Lady Gaga e Bradley Cooper para o filme “Nasce uma Estrela”, não acabou tendo um destino satisfatório para ambos.

Isso porque o verso “juntos e shallow now” virou meme nas redes sociais e passou a ser satirizado pelo público brasileiro, enquanto a versão internacional venceu até o Oscar. Com a repercussão, Luan Santana chegou inclusive a cancelar participação no DVD da mineira e gerou muita polêmica.

9Catedral – Leandro

A música “Catedral” é uma das poucas demonstrações do quanto Leandro sabia emocionar em cima dos palcos sozinho. Essa é uma versão “pirata” retirada de um de seus últimos shows pelo Brasil e se tornou um tributo ao cantor sertanejo, falecido há 24 anos.

A música é uma regravação de “Cathedral Song” da cantora alemã Tanita Tikaram, e está presente em raros vídeos nas plataformas, sem um lançamento oficial. Uma pena, já que é uma das canções mais lindas dessa lista.

10Foi Você Quem Trouxe – Edson e Hudson

Essa música tem uma história interessante, já que podemos chamá-la de regravação da regravação. Em 1984, a banda de rock anglo-americana Foreigner lançou o sucesso “I Want To Know What Love Is”, que foi regravado por Mariah Carey em 2009 e virou inclusive tema de novela da Globo.

Como os brasileiros não podiam perder a oportunidade, Edson e Hudson regravaram a canção e lançaram “Foi Você Quem Trouxe”. A música virou sensação entre o público e passou a ser uma das mais pedidas nos shows da dupla, tendo inclusive bombado nas rádios como suas antecessoras.

lytics>
Criador e fundador do Movimento Country. Radialista e Publicitário