AMIGOS, divulga novo cenário para a turnê que estreia dia 20 de Julho em Belo Horizonte

A estreia da turnê “Amigos”que une Leonardo, Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano estreia no Dia do Amigo, em Belo Horizonte

Dizem que coincidências não existem. E se é verdade que nós atraímos o que vivemos, acredite: não foi de caso pensado que Leonardo, Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano marcaram para 20 de julho a estreia da primeira turnê nacional que coloca os cinco no mesmo palco, na retomada do “Amigos. Na referida data, um fato promovido pela conveniência de agendas dos artistas, celebra-se justamente o Dia do Amigo.

É bem na efeméride que dá nome ao espetáculo que eles começam uma série limitada de apresentações, a partir da Esplanada do Mineirão, em Belo Horizonte. Herança de especiais de fim de ano da Globo, depois transformado em programa semanal, AMIGOS nunca caiu na estrada, oportunidade que se desenha agora, em boa hora, quando eles quebram um jejum de 20 anos sem se juntarem sob o mesmo palco.

A celebração dessa história merece a presença dos artistas em um super espetáculo de três horas de duração, com revezamento dos cinco por um repertório que soma canções dos três nomes – duas duplas e um cantor.

Ao criar o lay out do cenário em formato de A, os produtores e idealizadores tiveram a intenção, apenas, de simbolizar o nome da turnê. Mas a letra representa muito mais que o batismo do grupo. A letra A, no palco, cabia ao saudoso Leandro. Em quase todos os alfabetos do mundo, A é a letra inaugural. Na música, A é o acorde que indica o LA (era coincidência que o L de Leandro estampasse o A na camiseta?).

A nota LÁ em questão conduz e é referência de altura para todas as outras. Em astronomia, A é utilizado para indicar a estrela principal de uma constelação. Busque na Matemática, Física, Gramática e até na Biologia, lá estará o A em destaque. Mas o fato é que é assim que se apresenta o palco do “AMIGOS 20 Anos – A História Continua”.

Os shows, uma superprodução sob o comanda da empresa PEEB Experiências Culturais, começarão por Belo Horizonte (MG), cidade que sediou um dos quatro especiais de fim de ano do grupo, em 1997, além de São Paulo (SP), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro.

Com 42 metros de boca de cena, o palco terá estrutura tridimensional e visão de 180 graus para o público, sendo abastecido por equipamentos de iluminação e estratégias dignas de padrões internacionais de shows como U2 e Coldplay. Para se ter uma ideia, seis carretas serão usadas para transportar toda a parafernália requerida para a montagem do palco, que soma 20 toneladas de som, áudio e luz, muita luz e uso de 500 m2 de LEDs. A direção é assinada por LP Simonetti e Fábio Lopes, da Hit.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Movimento Country (@movimentocountry) em

A história do show “Amigos”

"Amigos" se transformou em fenômeno nos anos 90
“Amigos” se transformou em fenômeno nos anos 90

AMIGOS nasceu em 1995, quando os cantores se reuniram para a produção de um especial de fim de ano na Globo, resultado de um grande show a céu aberto em São Caetano do Sul (SP). O negócio deu tão certo, comovendo multidões, que resultou em outros shows-especiais exibidos nacionalmente na TV durante a década de 1990, aos finais de ano. O segundo, em 1996, foi realizado em Paulínia (SP); em 97, foi a vez do Mineirinho, em BH (MG), para fechar 99 de novo em São Caetano do Sul.

AMIGOS pavimentou de vez a popularização da música sertaneja junto aos brasileiros. No programa semanal que veio nessa esteira, os cinco se reuniam em cenários próprios para o som de seus sucessos, recebendo convidados para uma prosa, uma moda de viola e, se possível, um cafezinho ao pé da fogueira.

A última exibição do show pela TV foi em 31 de dezembro de 1998, tendo recentemente completado duas décadas da última apresentação com os cinco artistas no palco.

É sob esse contexto que Leonardo, Chitãozinho, Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano se reencontram no Mineirão, estádio com capacidade para 62 mil pessoas, em 20 de julho, para celebrar o Dia do Amigo entre amigos.

Segundo João Paulo Affonseca, diretor da PEEB Experiências Culturais – empresa à frente do projeto -, o reencontro tem uma importância muito significativa, especialmente neste momento de vida dos brasileiros. “Queremos resgatar nas pessoas os sentimentos positivos e as memórias especiais. Sabemos o quanto a década de 1990 tem esse poder de resgate. Quando abraçamos esse projeto, nosso objetivo era brindar às pessoas com essa nostalgia e esse mar de esperança e encorajamento, dos quais tanto precisamos”, explica Affonseca.

Para a dupla Chitãozinho & Xororó, é um prazer voltar aos palcos com amigos queridos. “A vida nos dá oportunidades pelas quais temos que ser gratos. Poder voltar a rodar o Brasil com meus amigos, fazendo o que mais amamos nessa vida, que é cantar, é algo que devemos celebrar e fazer com todo o amor e alegria”, afirmam.

“É uma honra voltar aos palcos com essa turma, que é como família para mim. Mesmo com o passar dos anos e com os revezes que a vida, a perda do meu irmão principalmente, será um prazer reviver essas lembranças tão especiais e levarmos esse carinho para os nossos fãs”, explica Leonardo.

“Voltar a nos reunir com nossos amigos queridos, que em diversos momentos de nossas vidas continuam presentes é, sem dúvida, um dos maiores privilégios que estamos tendo nos últimos tempos. Nosso reencontro é uma consequência disso. E, claro, será uma alegria multiplicada encontrar com os nossos amados fãs nos shows Brasil afora. A turnê ‘AMIGOS 20 Anos – A História Continua’ é uma maneira de celebrar toda a nossa trajetória musical e os momentos maravilhosos que ela nos proporcionou, unida à história de milhões de brasileiros que nos acompanham há mais de duas décadas”, finalizam os cantores Zezé Di Camargo e Luciano.

O show terá direção de Fábio Lopes ( Agência HIT )  direção geral do show e o projeto, também LP Simonetti ( Tv Globo ) na direção do show

Cesio Lima  diretor de fotografia e light desing ( LPL) Fábio já dirigiu entre outros: Ludmila (o novo DVD), ZC e Luciano, Larissa Manoela, Cristiano Araújo, Paula Fernandes, Chitãozinho e Xororó e Edson e Hudson

Relembrando a trajetória dos AMIGOS

1995: O primeiro especial Amigos foi transmitido pela TV Globo em 23 de dezembro e reprisado no ano seguinte duas vezes, em março e junho de 1996.

O show foi gravado no Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano do Sul (SP), na Grande São Paulo, cujos ingressos eram brinquedos e alimentos não perecíveis destinados a entidades beneficentes da região.

Cerca de 100 mil pessoas assistiram ao primeiro show especial, que mostrou os cantores trocando de parceiros e interpretando as canções uns dos outros.

Neste primeiro especial, em 1995, foram apresentadas 30 canções do repertório das três duplas, tendo sido aberta com a música “Disparada”, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, bem como clássicos do sertanejo, como “Menino da Porteira” e a canção natalina “Noite Feliz”.

Além disso, o programa também transmitiu cenas na fazenda de um dos sertanejos em Campinas (SP), mostrando os artistas em um momento de confraternização.

1996: A segunda edição do show especial Amigos foi gravada em Paulínia (SP), interior São Paulo. Ela foi exibida em 25 de dezembro de 1996, pela TV Globo, e reprisada no ano seguinte em janeiro de 1997.

O especial de 1996 trouxe em sua abertura os seis cantores embarcados em um helicóptero cinematográfico, falando sobre o show do ano anterior e interrompidos com flashbacks. Ao entrarem de mãos dadas no palco, estavam cercados por artistas circenses e arremessaram rosas à plateia. O show foi aberto com a canção Viola.

1997: A segunda edição do show especial Amigos foi gravada em Paulínia (SP), interior São Paulo. Ela foi exibida

Sobre a PEEB Experiências Culturais

A PEEB é uma empresa que atua na estratégia e produção de conteúdo e experiências culturais. Recém fundada, é liderada por João Paulo Affonseca, sócio majoritário do Musicalize, juntamente com Rodolfo e Roberto Medina, Luis Gustavo e Bruno Affonseca.

O executivo foi sócio fundador da Mondo Entretenimento e da XYZ Live, empresas que estiveram à frente dos maiores projetos de música nacional e internacional dos últimos anos como os shows de Eric Clapton, Beyoncé, Bon Jovi, Amy Whinehouse, Shakira, Red Hot Chilli Peppers, Bruno Mars, Maroon 5, Iron Maiden e Katy Perry.

Affonseca também foi responsável por grandes eventos como o Festival Natura Nós e Natura Musical, Planeta Terra, Tim Festival, Live Earth e a cerimônia de abertura e encerramento dos Jogos Pan e Parapanamericanos Rio 2007.

Vem aí o DVD AMIGOS

E para que esta história se eternize em sons, tons, versos, DVD, CD e ganhe todas as plataformas, a SOM LIVRE prepara para dezembro o lançamento de produto especial com a marca AMIGOS com o selo de quem melhor entende deste universo musical.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.