Virando a Casaca: Cantores Sertanejos que Atuaram em Novelas

Sérgio Reis em Pantanal ao lado de Almir. (Foto: Reprodução/ internet)
Sérgio Reis em Pantanal ao lado de Almir. (Foto: Reprodução/ internet)

É comum ver cantores sertanejos nas televisões, mas agora cantores atuando? Confira a lista!

A classe artística sempre se mostrou unificada em seus trabalhos, tanto que virou comum atores que viraram cantores e vice-versa. Tratando-se das famosas novelas da TV Globo, o padrão aumenta devido às qualidades que a emissora executa suas produções. Arriscar-se em um novo tipo de trabalho pode ser benéfico para mostrar sua flexibilidade perante qualquer desafio e um ótimo meio de se manter em evidência.

Cantores e atores dividem o mesmo palco para dar ao público um ar mais novo, até como forma de atrair os fãs dos musicistas, que podem não ser noveleiros, para convertê-los e ganhar mais pontos de audiência. O número fica mais expressivo quando se pega músicos em alta, com o sertanejo sendo o mais predominante.

Geralmente, participações especiais são feitas pelos cantores, que interpretam justamente eles mesmos. Porém, cada vez mais cantores estão ganhando um voto de confiança, que, por consequência, ganham espaço como personagens fixos nas teledramaturgias. 

Antigamente, com a popularização de “Rei do Gado”, “América” e “Pantanal”, havia mais esse movimento. Agora com a nova versão de Pantanal, cuja novela fez o maior sucesso em 2022, esta crescente pode ganhar mais força, simbolizadas pelas voltas de Almir Sater e Sérgio Reis, conciliado com uma nova geração de atores e cantores sertanejos como Guito e Gabriel Sater.

O Movimento Country atualizou e juntou uma lista de cantores sertanejos que se arriscaram como atores nacionais. Nomes como Marília Mendonça, Zezé Di Camargo & Luciano e Paula Fernandes estão listados abaixo. Confira!

  • 8Almir Sater

    Almir Sater nas duas versões de Pantanal. (Foto: Reprodução/Diário do Nordeste)
    Almir Sater nas duas versões de Pantanal. (Foto: Reprodução/Diário do Nordeste)

Começando com um nome já esperado nesta lista, o clássico cantor e violeiro Almir Sater, oriundo do Mato Grosso do Sul, participou de cinco novelas ao todo, sendo a mais recente na segunda versão de “Pantanal”, de 2022, que contracenou com seu filho, Gabriel Sater.

Almir interpretou o Eugenio, o velho da chalana. Sater participou da primeira versão da novela na Manchete, nos anos 90, dando a vida ao Trindade, um dos peões de Zé Leôncio, que, curiosamente, no reboot de 2022, foi concedido o papel ao seu filho, Gabriel.

Fora o primeiro e último papel – até então – de Almir Sater em “Pantanal”, o violeiro atuou em “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, de 91 também da TV Manchete; em “Rei do Gado”, da TV Globo em 1996, juntamente fazendo parceria com Benedito Ruy Barbosa na criação; e em “Bicho do Mato”, de 2006 que também tem como enredo as terras pantaneiras, com a volta de Sérgio Reis no elenco regular.

7Sérgio Reis

Sérgio Reis em Pantanal ao lado de Almir. (Foto: Reprodução/ internet)
Sérgio Reis em Pantanal ao lado de Almir. (Foto: Reprodução/ internet)

Outro sertanejo muito conhecido por suas participações nas telinhas é Sérgio Reis. O compositor por trás de “Panela Velha” e “Cavalo Preto” esteve junto com Almir Sater na primeira versão de “Pantanal” e em “Bicho do Mato” – dito no tópico acima -, além de uma pequena participação no último capítulo da nova versão de “Pantanal” feita pela TV Globo.

Suas aparições não se resumem somente nisso, não! Se achou que Almir Sater, estando em cinco novelas, atuou em muitas produções, Sérgio Reis fez a façanha de colaborar com o dobro de teledramaturgias, comparado com seu velho amigo: 10, no montante.

Paraíso” – a primeira e sua segunda versão -, “Pantanal”, “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, “O Rei do Gado”, “Ô Coitado!”, “Meu Cunhado”, “Bicho do Mato”,  “Fera Radical” e “Canavial de Paixões” foram as novelas que Sérgio Reis participou. Reis ainda possui três filmes na filmografia: “O Filho Adotivo (1984)”, “O Menino da Porteira (1976)” e “Mágoa de Boiadeiro (1977)”.

Em dezembro, Sérgio Reis, mesmo enfrentando um câncer agressivo, anunciou que lançará mais um DVD de sua discografia.

6Daniel

Daniel foi o violeiro Zé Camilo em
Daniel foi o violeiro Zé Camilo em “Paraíso”. (Foto: Reprodução/ Globo)

José Daniel Camilo, conhecido artisticamente por Daniel, antiga dupla composta por João Paulo responsável por grandes modões, tais como “Estou Apaixonado”, “Minha Estrela Perdida” e a versão de “Menino da Porteira” para o filme de mesmo nome com Sérgio Reis no elenco; não passa despercebido no ramo televisivo.

Além de ter sido apresentador por várias edições do The Voice Brasil, o galã Daniel também mostrou seu lado cênico, atuando em 3 novelas da casa: “América” com Deborah Secco e Murilo Benício, a segunda versão de “Paraíso” atuando como o violeiro Zé Camilo, e sendo ele mesmo em “Araguaia” com Murilo Rosa e Cleo Pires.

5Luan Santana

Luan Santana atuando no último capítulo de Rock Story
Luan Santana atuando no último capítulo de Rock Story”. (Foto: Reprodução/ Globo)

Nos tempos áureos, Luan Santana participou ativamente em diversas produções da TV Globo. Com seus 19 anos, Luan contracenou em duas edições de Malhação, uma de 2010 e outra de 2014, uma das mais conhecidas e elogiadas, que teve Manu Gavassi como uma das protagonistas e Léo Jaime.

“Morde & Assopra”, “Cheias de Charme”, e “I Love Paraisópolis” foram novelas que o gurizinho já atuou. A mais recente é na novela “Rock Story”, de 2017, em que Luan interpretou o prisioneiro de apelido Mutante no último capítulo.

Pelo longo histórico de atuação, Luan, inclusive, chegou a ser sondado para interpretar Tibério na nova versão, o que não rolou, para a tristeza de Luan Santana, que já tinha expressado sua vontade de aceitar o desafio. Agora, Luan só pensa em se casar e ser papai ainda em 2023.

Luan Santana foi homenageado pela Globo no especial “Som livre: 15 Anos da Carreira de Luan Santana”, e recentemente está enfrentando uma polêmica de estrelismo.

4Lucas Lucco

Lucas Lucco ao lado de Giovanna Lancellotti em Sol Nascente. (Foto: Reprodução/ Globo)
Lucas Lucco ao lado de Giovanna Lancellotti em Sol Nascente. (Foto: Reprodução/ Globo)

O cantor, atleta amador de Crossfit e solteiríssimo, Lucas Lucco é igualmente talentoso nas cordas vocais, exercícios e atuações. 

Lucas recebeu elogios nas novelas “Malhação”, de 2014, e “Sol Nascente”, com seu papel de Uodson de Souza e professor Daniel, respectivamente. Inclusive, nesta edição de “Malhação”, Lucas Lucco interpretou o melhor amigo do personagem de Nego do Borel, outro musicista que fez parte de vários projetos de novelas da emissora.

O cantor sertanejo Lucas Lucco chegou a faturar o prêmio Melhores do Ano de 2016 na categoria ‘Melhor Ator Revelação’ por seu papel como Professor Daniel.

Recentemente, Lucas Lucco confirmou que voltará a contracenar, desta vez fazendo dois irmãos gêmeos no filme exclusivo e original Globoplay “Rodeio Rock”. Clica aqui para saber mais da produção.

3 Paula Fernandes

Paula Fernandes fazendo sua estréia na atuação em Deus Salve o Rei. (Foto: Reprodução/ Globo)
Paula Fernandes fazendo sua estréia na atuação em Deus Salve o Rei. (Foto: Reprodução/ Globo)

Sim, Paula Fernandes já se arriscou nas artes cênicas igual Lucas Lucco – além dos dois quase terem ido ao BBB 23 mas temerem o programa pelo cancelamento -, sendo somente uma única vez com um papel inventado. Na ocasião, para a novela “Deus Salve o Rei”, com Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine no plantel de artistas.

Paula Fernandes interpretou a princesa Beatriz, que se casa com Afonso (Rômulo Estrela) para esconder o fato de que está grávida de outro homem. A cantora sertaneja marcou presença nas teledramaturgias “América’, “Cheias de Charme”, “Salve Jorge” e “Malhação”(2015).

2Zezé Di Camargo & Luciano

Zezé Di Camargo e Luciano em Chocolate Com Pimenta. (Foto: Reprodução/ Globo)
Zezé Di Camargo e Luciano em Chocolate Com Pimenta. (Foto: Reprodução/ Globo)

Uma das duplas sertanejas mais lendárias e importantes do sertanejo é incontestavelmente Zezé Di Camargo & Luciano, tanto que uma produção focada na origem da dupla foi produzida cinematograficamente, intitulado “Dois Filhos de Francisco”, de Breno Silveira, em 2005, que chegou a entrar na pré-lista do Oscar daquele ano na categoria de ‘Melhor Filme Estrangeiro’.

A ex-dupla, que chegou ao fim, esteve nas televisões somente uma vez fora do campo de dupla sertaneja, na novela “Chocolate com Pimenta”, de 2003.  Zezé Di Camargo & Luciano viveram a dupla Casca e Cascudo na trama, que está recentemente estava em reprise na sessão Vale a Pena Ver De Novo da TV Globo.

1Extra: Marília Mendonça e Wesley Safadão

Marília Mendonça e Wesley Safadão como eles mesmos em A Força do Querer. (Foto: Reprodução/ Globo)
Marília Mendonça e Wesley Safadão como eles mesmos em A Força do Querer. (Foto: Reprodução/ Globo)

Por último, mas não menos importante, temos dois grandes nomes de suas vertentes dentro do sertanejo: Marília Mendonça e Wesley Safadão. Os dois estão juntos na mesma categoria, pois ambos somente fizeram uma participação em novelas, interpretando eles mesmos na mesma produção.

Em “A Força do Querer”, novela que ficou marcada também por ter no elenco outros artistas musicais no plantel regular, como Fiuk – filho de Fábio Jr. – e Fafá de Belém – ícone da MPB -, tanto Marília quanto Safadão cantaram no espaço fictício Estudantina, fazendo um mini show para todos os personagens. Eita, que sorte a deles!

lytics>