Chitãozinho e Xororó apresentam show de 50 anos em Miami, Orlando e NY

Comemorando 50 anos de carreira, Chitãozinho e Xororó levam a turnê especial aos Estados Unidos, em setembro

Carreira brilhante, uma legião de fãs e uma extensa coleção de sucessos preenchem a vida artística de Chitãozinho e Xororó, nome artístico de José de Lima e Durval. Há mais de 50 anos, os irmãos honram diariamente a decisão e a persistência de fazer história juntos, usando a música como instrumento. Essa história de triunfos e momentos inesquecíveis, que o Movimento Country já foi conferir, agora será apresentada em um show especial em Miami, nos Estados Unidos, no próximo dia 09 de setembro.

É a partir da turnê “The 50 Year Anniversary” que a dupla promete emocionar o público mundo afora, em uma apresentação que vai muito além de um repertório cirurgicamente selecionado, uma vez que se trata de uma imersão e uma homenagem a tudo o que Chitãozinho e Xororó construíram neste período.

Miami não é a única cidade norte-americana a receber o show comemorativo da dupla. Para marcar de maneira épica esse encontro de celebração, Chitãozinho e Xororó escolheram várias cidades dos Estados Unidos como palco para essa mega apresentação. Em Miami, o show acontece no dia 09 de setembro, no Au-Rene Theater do Broward Center, e as entradas podem ser adquiridas pelo site da Ticketmaster.

Desde a estrutura até a escolha das canções, cada detalhe do projeto foi pensado para retratar uma narrativa à altura desta história. Com o uso de painéis de LED de última geração na composição do cenário, o show faz uma verdadeira viagem no tempo, apresentando trechos de vídeos e clipes antigos, em uma cronologia que mostra a estrada percorrida pelos irmãos na música. De fato, o show é um espetáculo imperdível para os admiradores da dupla e da boa música sertaneja. Desde a banda, passando pelas vozes e cenário, tudo funciona à perfeição.

No setlist, uma combinação de hits que não podem faltar, com um toque diferenciado nos arranjos. “Evidências“, “Fio de Cabelo“, “No Rancho Fundo“, “Alô“, entre outras canções icônicas de Chitãozinho e Xororó, revelam uma pitada de nostalgia, acompanhadas dos mais recentes lançamentos da dupla, como “Pássaros”, para completar a entrega de um repertório super especial.

“Ao longo de todos esses anos como dupla, fortalecemos nossa relação com os fãs, que, desde o início, são imensamente receptivos e carinhosos com a gente. Essa turnê não é só uma celebração nossa, é também um presente para eles”, conta Chitãozinho. “Temos muito orgulho de tudo o que compartilhamos nesses 50 anos e seria injusto dizer que resumimos em apenas um show. Nosso maior desejo é que todos sintam a nossa vibração e a energia que depositamos neste projeto”, completa Xororó, que ficou de fora do último show da turnê “Amigos” por problemas de saúde. 

Além da cidade dos Estados Unidos, o mega show da dupla já está acontecendo por todo o Brasil e também seguirá em turnê pela Europa. Em breve, mais datas e locais serão divulgados, além dos demais trabalhos que irão complementar as comemorações, que incluem o futuro lançamento de um livro. Todavia, já se sabe que no dia anterior ao show de Miami, a dupla se apresenta em Orlando (08/09) e, na semana anterior, dia 03 de setembro, no Radio City Music Hall de Nova Iorque.

Reis da música sertaneja há décadas, Chitãozinho e Xororó atingiram a impressionante marca de 400 músicas gravadas e 40 milhões de discos vendidos, 37 álbuns inéditos, dez DVDs, cinco prêmios Grammy Latino, centenas de discos de ouro, platina e diamante, programas de televisão e uma homenagem da escola de samba X-9 Paulistana que contou sua história.

A dupla gravou o primeiro disco, “Galopeira”, em 1970, mas o sucesso veio oito anos depois com “60 Dias Apaixonado”, que rendeu o primeiro disco de ouro. O reconhecimento do grande público veio em 1982. com “Fio de Cabelo”, que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias. Ao longo da carreira, criaram clássicos como “Se Deus Me Ouvisse”, “Fogão de Lenha”, “No Rancho Fundo”, “Brincar de Ser Feliz”, “Página de Amigos” e “Alô”, entre outros.

Videoclipe de Chitãozinho e Xororó foi gravado com a tecnologia inédita no Brasil

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Todos sabem que os princípios básicos de Chitãozinho e Xororó são inovar, renovar e surpreender como grandes ídolos da música brasileira. Sempre em busca de manter a qualidade, a dupla sertaneja apresentou o videoclipe da música “Pássaros” com a utilização de uma tecnologia inovadora e recém-chegada ao Brasil.

Em parceria com a Apple Produções e a Inmagic Group, o vídeo da dupla sertaneja conta com a tecnologia XR de realidade estendida. A estrutura tecnológica montada virou palco para o clipe da canção, trazendo uma espécie de imersão da dupla, a partir de imagens de ambientes que compõem a história. Essa é a primeira vez que um artista brasileiro utilizou essa tecnologia para a gravação de um clipe.

“Foi uma experiência engrandecedora para nós. Tínhamos tido o contato com a tecnologia em uma live que fizemos em agosto e nos encantamos com a estrutura”, conta Chitãozinho. “Foi uma honra receber um convite como esse e estamos ansiosos para a recepção do público com o resultado”, conta Chitãozinho.

Esse mix de tecnologias que juntamos proporciona uma maior imersão e interatividade aos espectadores dos eventos e projetos audiovisuais que executamos. Durante meses buscamos inovações no audiovisual que fossem viáveis para o cliente e propusesse uma entrega final diferente das habituais que o espectador está acostumado e que realmente impactasse o mercado. São infinitas as possibilidades que com criatividade e inovação podemos realizar”, conta Rafael Marques, diretor criativo do clipe de “Pássaros”.

Pássaros” é o mais recente lançamento musical de Chitãozinho e Xororó, divulgado em abril de 2021, logo após uma entrevista exclusiva com o Movimento Country. A composição é assinada por Xororó, Tonny e Kleber, com produção e arranjos também do próprio cantor, juntamente com Cláudio Paladini e o filho Junior. A faixa fez parte da ação “Karaokê do Xororó”, em que os fãs puderam fazer duetos online com o artista cantando a canção inédita.