Uma das grandes referências do Queernejo, o cantor sertanejo Gabeu lança nova faixa com videoclipe, após seu primeiro álbum em 2021. Confira!
Com a maior informação sobre o assunto e acessibilidade que a internet traz, mais sobre a inclusão de pautas LGBTQIAP+ se tornou dominante. Até na música sertaneja, com duplas sertanejas e cantores sertanejos abertamente participantes da comunidade criando uma nova vertente para honrar tais artistas e músicas: o Queernejo. Cantores, como Zerzil, Gabeu e Gali Galó estão ganhando espaços e relevância dentro do sertanejo.
Gabeu é um dos pioneiros do Queernejo, com grandes façanhas: ele foi um dos idealizadores do Fivela Fest, festival sertanejo com intenção de de apresentar artistas sertanejos LGBTQIAP+, e conseguiu uma indicação, em 2022, ao Grammy Latino com seu último álbum “AGROPOC”, na categoria ‘Melhor Álbum de Música Sertaneja‘ – muito elogiado por apresentar diferentes estilos do sertanejo e se arriscar em outros gêneros “primos”, além de trazer convidados especiais que também são do Queernejo.
Após o lançamento do álbum e sua consagração, Gabeu está pronto para expandir seu repertório com sua nova música lançada nesta quinta-feira (15). A faixa “Lance Aberto” já está disponível nas plataformas digitais e ganhou um videoclipe especial no YouTube.
Falando sobre o videoclipe, a superprodução conta com o próprio sertanejo sendo o diretor de arte e o diretor criativo do clipe, além de assinar a composição de “Lance Aberto”. Produzido pela Dream Movies, dirigido e editado por Tiago Nascimento e produzido musicalmente por Fabricio Almeida, confira o videoclipe abaixo.
A música novamete expande a versatilidade de Gabeu: “Lance Aberto” ousa em uma pegada do sertanejo com estilo parecido com o reggaeton e com o pop – muito semelhante com o que o cantor sertanejo Luan Santana faz, que causa dúvidas sobre qual é seu gênero até hoje.
O pop e o reggaeton, muito populares hoje, representa uma transição do cantor sertanejo para algo mais “moderno”, segundo palavras do próprio Gabeu: “Esse é o meu primeiro passo para algo mais urbano. ‘Lance Aberto’ representa o contato com a modernidade”. Antes, o pioneiro do Queernejo estava honrando um sertanejo mais classudo, até por ser filho do cantor sertanejo Solimões, da dupla Rionegro e Solimões.
“Lance Aberto” canta sobre um relacionamento desses em que não há comunicação entre os parceiros, ou seja, pode esperar uma bela de uma sofrência. A música, que conta a história de uma traição, também fala sobre um relacionamento não-monogâmico (ter mais de um parceiro sexual/amoroso) e relacionamentos abertos.
“Acho que peguei um pouco da minha falta de traquejo na hora de comunicar meus sentimentos e desejos dentro de uma relação e projetei isso em uma situação de traição (…) Vemos três pessoas felizes se amando, se divertindo e dançando. Pra mim o videoclipe é justamente sobre esse contraste, sobre essa idealização do que poderia ter sido essa relação, se houvesse mais diálogo e transparência”, disse Gabeu sobre sua composição “Lance Aberto”.