Tentando bater os mesmos resultados da TV Globo com o “Especial Som Livre: 15 anos de Luan Santana”, a Record TV falha totalmente na audiência. Confira!
A emissora Record TV enxergou uma ótima oportunidade envolvendo o Príncipe do Sertanejo Luan Santana. Ainda antes da TV Globo exibir o “Especial Som Livre: 15 anos de Luan Santana” – com um esquema de entrevistas comandada por Pedro Bial em diversos cantos da Luan City reproduzidos por cenografia -, a Record não perdeu tempo e comprou os direitos de uma das apresentações da turnê Luan City em Lisboa, Portugal, para ser exibido em um formato de especial dentro da grade do canal.
Com os direitos comprados no dia 26 de dezembro de 2022 – mesmo dia que foi ao ar o especial da Globo -, a previsão para esse projeto de Luan Santana dentro da Record TV era para o dia 26 de janeiro, mas não rolou do que jeito que planejavam, tendo uma troca de data para o dia 4 de fevereiro. Entretanto, o que realmente não estava nos planos era o fracasso absoluto de pontos de audiência.
Segundo um relatório da TV Pop, o especial bateu uma média de 2 pontos de audiência e foi sintonizado somente em 4,5% das TVs ligadas na Grande São Paulo em sua faixa horária, das 22 horas e 57 minutos à meia noite e 22 minutos. Em alguns momentos, a Record TV chegou a despencar ladeira abaixo para quinto lugar no ibope, resultado terrível em um horário extremamente valorizado pelo mercado publicitário.
Com os míseros 2 pontos de média de audiência, a emissora, com o especial de Luan Santana, ficou em terceiro lugar no ibope, atrás de SBT (com 3,3 pontos) e TV Globo (disparada na frente, com 13,8 pontos de audiência). Cada ponto representa um pouco mais de 206 mil telespectadores na Grande São Paulo e quase 77 mil casas.
O resultado da emissora com a exibição da turnê Luan City em Portugal fica mais péssima ainda quando comparada com a mesma faixa horária e audiência que a emissora conseguiu atingir há 4 semanas: o especial de Luan Santana tirou mais de 43% do público da Record TV. Colocando o especial da Globo e da Record TV lado a lado, a audiência da Globo é 87% mais alta, registrando 15,4 pontos no dia.