A dupla sertaneja Munhoz e Mariano disputava, há 8 anos, os direitos de recebimento de royalties de um fabricante de calçados que não cumpriu contrato
Munhoz e Mariano podem até estar sumidos das paradas de sucesso, mas seguem com a carreira a todo vapor desde a participação de Mariano no reality show “A Fazenda“, que angariou milhares de novos fãs para a dupla sertaneja. Donos de diversos sucessos, os amigos de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, acabaram de vencer uma batalha judicial de anos.
Segundo informações do jornalista Peterson Renato, do site Hora Top TV, Munhoz e Mariano, junto da sua empresa M&M Produção Artística Musical Ltda, travavam uma batalha contra uma empresa fabricantes de calçados na Justiça de Mato Grosso do Sul devido a um acordo mal resolvido entre eles.
Em 2013, a dupla sertaneja concedeu direito da empresa de industrializar e comercializar calçados, cintos de couro e fivelas com a marca “Munhoz & Mariano”, mas aconteceram algumas desavenças a respeito dos royalties sobre o faturamento para a dupla sertaneja, que não recebeu adequadamente.
Em fevereiro de 2015, Munhoz e Mariano enviaram uma notificação extrajudicial para a empresa pedindo o cessamento da produção e comercialização dos produtos com a sua marca e, desde então, vinha travando uma batalha judicial para receberem seus direitos sobre a venda.
A decisão do processo foi publicada pelo juiz Deni Luis Dalla Riva, da 6ª Vara Cível de Campo Grande, em janeiro deste ano, e condenou a empresa autuada a pagar royalties mínimos sobre a venda dos produtos com a marca da dupla. Dessa forma, Munhoz e Mariano deverão receber o valor mensal de R$ 20 mil, devidos no período de fevereiro de 2014 a janeiro de 2015.
A dupla sertaneja também pediu indenização por danos morais, que foi negada pela Justiça. A empresa ainda pode apresentar recurso.
Munhoz e Mariano estão sumidos das paradas de sucesso
Embora tenham feito muito sucesso com certos hits, algumas duplas sertanejas estão completamente sumidas das paradas de sucesso há anos. A mudança do cenário musical para o streaming, principalmente o Spotify, e o enfraquecimento das rádios obrigou os artistas a adotarem outras medidas para chegar ao seu público, e principalmente chamar a atenção de novos fãs.
A verdade é que nem todo mundo migrou bem para essa nova fase. Como tudo hoje é imediato, algumas duplas acabaram “caindo no esquecimento” do público em geral, embora tenham conquistando uma legião de fãs que ainda permanecem junto a cada passo.
É o caso, por exemplo, de Munhoz e Mariano. O lançamento de “Camaro Amarelo” em 2011 foi um divisor de águas na carreira da dupla sertaneja, que passou a liderar as paradas de sucesso e até emplacou outros sucessos, como “Seu Bombeiro” e “Mulherão da Porra”, mas hoje não aparecem mais nas paradas de sucesso.
Embora o cantor Mariano tenha participado do reality “A Fazenda 12”, a dupla não conseguiu mais números expressivos nas plataformas.