Música sertaneja se torna patrimônio cultural de Goiás.
Goiás é considerado o ‘berço do sertanejo‘, mesmo com a criação do gênero sendo em São Paulo, graças aos inúmeros artistas de alta expressão goianos.
Hoje em dia, é impossível não juntar as palavras “sertanejo” e “Goiás“. Grandes cantores sertanejos que potencializaram o gênero e levaram sua autenticidade com a música sertaneja para os mais diversos cantos do Brasil vieram de Goiás, como Bruno e Marrone, Leonardo, Murilo Huff, Marília Mendonça e Zezé Di Camargo e Luciano.
Mesmo com sua origem nas regiões mais do interior de São Paulo e o estado paulista ter mostrado uma grande adoração, o gênero é um dos mais populares nacionalmente não só pela grande escola que se fez em Goiás, mas também pela valorização do sertanejo na região. Por isso, foi sancionado que a música sertaneja é um patrimônio cultural goiano.
Já havia um projeto de lei em 2021 que pedia o sertanejo como um patrimônio cultural no estado de Goiás. E somente nesta segunda semana de fevereiro de 2023 que o Poder Executivo aprovou o projeto e declarou oficialmente a música sertaneja como um patrimônio local.
A Lei Municipal que dita a música sertaneja como um patrimônio cultural de Goiás é a de número 8548/21, publicada no Diário Oficial do Estado em dezembro de 2022. O projeto é foi idealizado pelo ex-deputado Chico KGL (UB).
“Além de contar a cultura e as tradições goianas, a música sertaneja vem sendo utilizado pelos seus artistas como instrumento de resistência social. Cantoras (…) abraçam um importantíssimo movimento artístico/social de expressão, resistência e de luta contra as atrocidades cometidas por uma sociedade machista”, disse o ex-deputado Chico no Diário Oficial.
Dentro da nova Lei Municipal também prevê que todos os anos, no dia primeiro de outubro – data em que se comemora o Dia Internacional da Música – um artista musical goiano receberá a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, por sua “contribuição cultural ao estado”.
Segundo a Lei, a música sertaneja goiana “possui posição de destaque nas principais plataformas musicais em níveis internacionais, além de ser o gênero mais ouvido em mais da metade dos estados do Brasil”.