Pneumologista detalha sintomas da tuberculose ganglionar, condição que levou Simaria Mendes à internação e provocou perda extrema de peso.

Resumo: A cantora Simaria Mendes, ex-dupla de Simone, enfrentou pela segunda vez um quadro de tuberculose ganglionar, uma forma rara da doença que compromete os gânglios linfáticos. Em entrevista à CARAS Brasil, a pneumologista Maria Cecília Maiorano explicou os principais sintomas e reforçou a necessidade de cuidados com a imunidade, especialmente para quem já teve o diagnóstico anteriormente.

Simaria Mendes enfrentou tuberculose ganglionar e chegou a pesar 42 kg

SImaria

Em 2018, Simaria Mendes foi internada no Hospital Sírio-Libanês para tratar a tuberculose ganglionar. Segundo relatos da própria cantora, a doença fez com que ela chegasse ao peso de apenas 42kg. “Eu não podia pegar meu filho no colo porque eu não tinha forças”, contou na época.

Médica detalha sintomas: caroços, suor noturno e perda de peso

De acordo com a pneumologista Maria Cecília Maiorano, a tuberculose ganglionar se manifesta com sinais como febre baixa, suor intenso à noite, cansaço e perda de peso. A médica destacou ainda o surgimento de nódulos no pescoço e axilas, que crescem lentamente e podem até eliminar secreção.

“Esses nódulos resultam do aumento dos gânglios linfáticos. Podem ser indolores, mas também amolecer e supurar”, explicou a especialista.

Simaria vive em estado de alerta: “Qualquer descuido pode reativar a doença”

Após a segunda manifestação da doença, Simaria passou a adotar uma rotina mais regrada. Em entrevista ao portal Quem, ela afirmou: “Se minha imunidade abaixa, se eu fico sem comer, se eu durmo no horário errado, tudo isso implica para que minha imunidade caia e ela possa voltar”.

A ex-dupla de Simone Mendes também revelou que optou por reduzir a quantidade de shows e priorizar cuidados com a saúde.