Morre a cantora e compositora Rita de Cássia aos 49 anos

A cantora e compositora Rita de Cássia morre aos 49 anos (Foto: Divulgação)
A cantora e compositora Rita de Cássia morre aos 49 anos (Foto: Divulgação)

Os amantes de forró estão de luto com a notícia da morte de uma das maiores cantora e compositoras de forró do Brasil, Rita de Cássia

Morreu na tarde de hoje, em Fortaleza (CE), uma das maiores cantoras e compositoras de forró da música brasileira. Rita de Cássia tinha 49 anos e teve sua morte confirmada ao Movimento Country por seu empresário, Fernando Ivo.
Rita passou os últimos dias internada na UTI de um hospital particular da capital cearense, mas acabou falecendo em virtude de um quadro de fibrose pulmonar.

Ela tinha mais de 500 músicas escritas e era famosa especialmente por clássicos do forró eletrônico, como “Meu Vaqueiro, Meu Peão” e “Saga de um Vaqueiro“. Algumas de suas composições foram gravadas por bandas como Aviões do Forró, Mastruz com Leite e Cavalo de Pau.

Amigo pessoal de Rita, o poeta Bráulio Bessa lamentou em seu Instagram a morte da cantora. “Rita de Cássia, minha conterrânea e amiga, sua partida partiu nossos corações. Siga encantando os anjos com seu forró que tanto cantou o amor.”

O que é fibrose cística?

A fibrose cística é uma doença genética e atinge principalmente o sistema digestivo, pâncreas e pulmão. Ela não tem cura, é considerada rara e grave.
Dentre os sintomas estão a tosse que não passa, suor mais salgado que o normal, pneumonia de repetição, diarreia e dificuldade para ganhar peso e estatura.

Para receber o diagnóstico, é necessário exames específicos como o ‘Teste do Suor’, que testa o nível de cloro. Além de testes genéticos e do pezinho, em crianças.

Como não há cura, é necessário tratamento acompanhado. A reposição de sódio é um dos pontos chaves. Por isso, ter uma alimentação saudável e repor as vitaminas é essencial.

As composições de Rita de Cássia

Além dos sucessos “Meu Vaqueiro, Meu Peão” e “Saga de um Vaqueiro”, Rita também compôs “Jeito de Amar”, cantada pela banda Aviões do Forró, “Mulher de Gado”, “Som do Norte”, entre outras.
Em 2010, na Festa de São João de Campina Grande (PB), Rita recebeu o título de Maior Compositora de Forró do Brasil e sua composição “Saga de Um Vaqueiro” de Melhor Música da Década.

lytics>
Criador e fundador do Movimento Country. Radialista e Publicitário