Shows sertanejos na Festa do Figo de Valinhos: Ana Castela, Zé Neto e Cristiano e mais

Entre 12 e 28 de janeiro de 2024, a 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba, em Valinhos, conta com diversos shows sertanejos, agroturismo, city tour, parque de diversão e praça de alimentação

Com entrada gratuita todos os dias, vai acontecer entre os dias 12 e 28 de janeiro de 2024 a 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba da cidade de Valinhos, interior de São Paulo. Uma das festas mais esperadas da população valinhense e de toda a Região Metropolitana de Campinas promete agitar a região com grandes shows sertanejos.

Receba as últimas notícias sobre a música sertaneja em nosso canal do WhatsApp

O evento, que será no Parque Monsenhor Bruno Nardini, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Valinhos, e tem a realização, assim como no ano passado, da Organização Estrela, uma das maiores empresas de entretenimento do Estado de São Paulo. Grandes nomes da cena musical brasileira estarão se apresentando durante os nove dias de festa. Sertanejo, pagode e rock são alguns dos ritmos que irão embalar a festa e levar o público presente ao delírio.

A abertura do evento, dia 12 de janeiro, fica com o show do grupo de pagode Pixote. Considerado um dos melhores shows da atualidade, Zé Neto e Cristiano cantam grandes sucessos da carreira no dia 13 de janeiro. No dia 14, a apresentação fica por conta da dupla Guilherme e Santiago.

A segunda semana de shows da 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba começa no dia 19 de janeiro com o grande fenômeno do momento da música sertaneja, a “Boiadeira” Ana Castela, que tem arrastado multidões em seus shows. No dia 20 de janeiro, Dia de São Sebastião – Padroeiro da cidade de Valinhos – Mayck e Lyan e Vini Drumond comandam o público presente. No dia 21 de janeiro, a Turma do Pagode se apresenta pelo segundo ano consecutivo na festa.

A última semana da 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba começa no dia 26 de janeiro com o show de Jorge e Mateus, uma das duplas mais aclamadas da história da música sertaneja. No dia 27 de janeiro a festa fica por conta de Cezar e Paulinho. E encerrando com chave de ouro o evento, a banda de rock Ira! se apresenta. Além dos shows do palco principal, outros palcos espalhados pelo recinto terão artistas regionais se apresentando, fomentando a cultura local e ampliando o repertório oferecido.

Vale destacar o sucesso da festa no ano passado. O evento trouxe visibilidade à cidade de Valinhos sob diversos aspectos como a rede hoteleira, o comércio e o setor de serviços. Foram vendidas 140 toneladas de figo roxo e de outras frutas cultivadas na cidade e comercializadas durante o período da festividade. Durante os três finais de semana de evento, 256 mil pessoas passaram pelo recinto no Parque Monsenhor Bruno Nardini.

“A expectativa é que a festa supere o sucesso deste ano, quando a Prefeitura implantou um formato inédito. Novamente teremos grandes nomes da música brasileira para animar nosso evento de forma eclética, assim programação com nossos artistas, além dos demais atrativos e da presença dos nossos produtores rurais”, comemorou o presidente da comissão organizadora, Ricardo do Vale, que também é secretário da Cultura.

O que mais o evento oferece?

Todos os sábados e domingos dos três finais de semana do evento (dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de janeiro), das 9h às 16h, haverá os passeios de Agroturismo. O roteiro passa por propriedades nas quais os visitantes conhecerão lindas paisagens, o cultivo do figo e da goiaba, a produção de doces típicos e poderão degustar vinhos e licores artesanais. O valor do ingresso é de R$ 30,00 por pessoa.

Também aos finais de semana é possível realizar a City Tour pelos principais pontos turísticos de Valinhos como vinícolas, empórios e a casinha do figo com chocolate. O valor do ingresso é de R$ 25,00 por pessoa. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (19) 9 8153 7537.

Parque de Diversão: Ao todo, o Parque de Diversão terá 20 tipos de brinquedos, permitindo que pessoas de várias idades possam aproveitar a 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba. Terá brinquedos para quem gosta de muita emoção até quem prefere somente curtir com os filhos – kamikaze; disko; magic dream; samba; brucomela; crazy dance; amor express; roda gigante; autopista; barco viking; trenzinho; cama elástica; fusca; truck; carrossel; helicóptero; aviões; carrossel disney; dumbo; e tobogã inflável.

Praça de Alimentação: A praça de alimentação terá opções para todos os gostos, do italiano aos lanches, incluindo muita guloseima. Terá ainda Barraca Italiana; o Festival do Torresmo; o Food Trucks (com lanches diversos); comida nordestina; Pizza Cone; Crepe Francês e Suíço; milho; porções; e espetinho. Para quem gosta terá ainda churros; sorvete; doces; vinho; chopp, refrigerantes; e água de coco. Além da Tenda da Asserutil, com seus tradicionais lanches de calabresa, hambúrguer, pernil e mortadela, incluindo a parte de bebida (água com e sem gás, cervejas e refrigerantes).

Ingressos: Estão disponíveis para o público quatro tipos de ingressos: Pista, Área Vip Premium, Open Bar e Camarotes corporativos e individuais. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site da Tycket ou na bilheteria do local. O evento terá entrada franca, todos os dias, até às 17h. Após esse horário, haverá cobrança de ingresso para os dias 13, 19, e 26 de janeiro. Para os setores Área Vip Premium, Open Bar e Camarote Corporativo e Individual, terão vendas de ingressos todos os dias. Às sextas-feiras os portões abrem às 17h e aos sábados e domingos às 9h. No dia 20 de janeiro, Dia de São Sebastião – Padroeiro da cidade – os portões também irão abrir às 9h.

Festa: A Festa do Figo é comemorada todos os anos desde 1939. Conhecida nacionalmente como “Capital do Figo Roxo”, Valinhos realiza há décadas a tradicional festa. O evento conta com exposição e venda de frutas, praça de alimentação, shows, e claro, muitas comidas típicas. A festa teve sua primeira edição em 1939 e foi constituída para juntar recursos financeiros para a construção da Igreja Matriz de São Sebastião (padroeiro da cidade). O principal incentivador do festejo foi o então jovem e recém-chegado padre Bruno Nardini. Uma das criações dele foi o Festival da Colheita, para a população comprar muitas frutas, entre elas o figo roxo. A fruta que dá o nome à festa veio através de um imigrante italiano chamado Lino Busatto. Ele chegou em Valinhos e implantou, na década de 1910, a criação do figo roxo. Na mesma época foi iniciada a produção da fruta em larga escala por diversos produtores da região.

Shows:

  • 12/01 – Pixote (entrada franca)
  • 13/01 – Zé Neto e Cristiano
  • 14/01 – Guilherme e Santiago (entrada franca)
  • 19/01 – Ana Castela
  • 20/01 – Mayck e Lyan e Vini Drumond (entrada franca)
  • 21/01 – Turma do Pagode (entrada franca)
  • 26/01 – Jorge e Mateus
  • 27/01 – Cezar e Paulinho (entrada franca)
  • 28/01 – Ira! (entrada franca)

73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba em Valinhos! Venha conferir os grandes shows e muito mais!

A 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba promete agitar a cidade de Valinhos, SP, com grandes shows de sertanejo, pagode e rock, realizado no Parque Monsenhor Bruno Nardini. O presidente da comissão organizadora ressalta a expectativa de sucesso do evento e a presença de grandes artistas, além de outros atrativos, como a gastronomia e o agroturismo.

Além dos shows, serão realizados passeios de agroturismo e city tour, apresentando os principais pontos turísticos da cidade. O Parque de Diversão contará com 20 tipos de brinquedos, para todas as idades, e a praça de alimentação oferecerá uma variedade de opções gastronômicas, com desde comidas típicas a lanches diversos. Quatro tipos de ingressos estarão disponíveis para venda, além da entrada gratuita até às 17h, todos os dias do evento. Finalmente, a origem histórica da festa é destacada, começando em 1939 com o intuito de reunir recursos para a construção da Igreja Matriz de São Sebastião e desenvolvendo-se com o tempo devido ao empenho de notáveis figuras locais.