No ano de 1997 a academia passou a competir também em vários festivais, buscando não só a troca de conhecimento com outros grupos, mas também, o amadurecimento através da experiência em competições de alto nível.
Seus componentes treinam em média de 3 à 4 horas por dia 6 dias por semana. O treinamento vai desde aprimoramento técnico até a um exaustivo preparo físico coordenado por professores de educação física especializados em dança e atividades artísticas.
A idade dos dançarinos varia de 13 à 35 anos, ou seja, mescla a técnica e segurança dos bailarinos mais experientes com a energia e vitalidade dos mais jovens.
Os coreógrafos Euler e Bel, têm como primordial fundamento para integrar este grupo, a disciplina extremamente rígida e a dedicação plena em tudo o que fazem, pois com estes quesitos o grupo vem conquistando bons frutos e elogiável desempenho.
A DANÇA PARA O GRANDE PÚBLICO
Além de trabalhos mais técnicos, onde a qualidade individual de cada bailarino é colocada a prova pelas avaliações das bancas examinadoras mais seletas do país, o grupo também desenvolve uma linha de trabalho mais popular, participando de eventos específicos que compõem um ambiente adequado à estas coreografias.
Seja em casas noturnas, programas de tv, danceterias, convenções, rodeios ou até em pequenos eventos beneficentes, o sucesso destes tipos de apresentações já são uma realidade, que pode ser observada na lista de eventos onde houve coreografias do grupo Panteras.