Muitos nomes importantes da música sertaneja já foram escolhidos para receber o título de “Embaixador“do maior rodeio da América Latina. Confira os eleitos desde 2010, ano que foi criado a homenagem
É sempre bom relembrar os Embaixadores de edições passadas da Festa do Peão de Barretos. Desde 2010, muitos artistas importantes da música sertaneja e figuras emblemáticas do mundo do rodeio marcaram presença como Embaixadores deste grande evento, que é uma das principais celebrações da cultura country no Brasil.
Este ano, a 68ª edição promete ser especial e com muitas surpresas. O Movimento Country já antecipou os artistas que estão confirmado em 2023 (Confira a programação), mas parece que este ano após desentendimentos com o cantor sertanejo Gusttavo Lima, os organizadores de Barretos não poderão utilizar o nome “Embaixador” para a comenda!
A Festa do Peão de Barretos não é apenas um evento para entretenimento. Ela também promove o comércio e o turismo na cidade de Barretos e em toda a região. Além disso, a festa destaca a cultura country, incluindo a música sertaneja, o rodeio e outras tradições da cultura rural brasileira.
Como os anos anteriores mostraram, ser nomeado Embaixador da Festa do Peão de Barretos é uma grande honra e uma oportunidade incrível para os artistas. Relembre os nomes que já receberam a “comenda” tão disputada pelos famosos.
Luan Santana (2010)
Na época, Luan Santana tinha apenas 19 anos. O cantor sertanejo mineiro estava começando sua carreira e da melhor forma: ganhou a honraria de Embaixador por atrair uma multidão graças ao hit “Meteoro”, que dominou todo o Brasil. Seu primeiro DVD “Luan Santana – Ao Vivo” reuniu 18 faixas ao todo e projetou o guruzinho na carreira de sucesso. Atualmente, Luan está entre os cachês sertanejos mais altos da atualidade e fatura milhões com seu projeto Luan City.
Jorge e Mateus (2011)
Não foi só Luan Santana que ajudou a levar uma maré de gente na edição de 2010 do Rodeio de Barretos – 150 e 200 mil pessoas comparaceram na edição. A dupla sertaneja Jorge e Mateus, pioneiros no sertanejo universitário, também impulsionaram as line-ups do festival, com o título simbólico em 2011 entregue para os cantores, no lançamento oficial do evento, que aconteceu entre os dias 18 a 28 de agosto.
Jorge e Mateus fizeram muito sucesso com o primeiro DVD da carreira da dupla: “Ao Vivo em Goiânia”, que contou com o lançamento das faixas “Amo Noite e Dia”, “Pode Chorar” e “De Tanto te Querer” e várias outras.
Fernando e Sorocaba (2012)
Abrindo o evento no ano de 2012, Fernando e Sorocaba conseguiram a consagração de Embaixadores da Festa do Peão de Barretos pela novidade muito fora da curva na época: a dupla sertaneja apostou em um show repleto de efeitos especiais, que deixaram o público de boca aberta e elevaram os shows sertanejos.
Com a canção “É Tenso”, Fernando e Sorocaba abriram o show que durou praticamente 1 hora e 30 minutos, com outras músicas como “Paga Pau”, “A Casa Caiu” e “Madri” na setlist, que eram os grandes sucessos da dupla naquele ano. Atualmente, os frutos foram tão grandes que os próprios sertanejos criaram um festival misturando música com gastronomia.
Bruno e Marrone e Chitãozinho e Xororó (2013)
Na 58ª edição da Festa do Peão de Barretos, a honraria não foi dada para somente um cantor sertanejo ou dupla sertaneja, mas para duas! Bruno e Marrone e Chitãozinho e Xororó foram agraciados com a consagração, já que os cantores sertanejos foram os padrinhos do evento e se juntaram em uma grande apresentação no dia 24 de agosto do ano de 2013.
Bruno e Marrone, apesar de estarem na lista dos sertanejos mais escutados nas plataformas de streaming, vive uma situação delicada com várias polêmicas de separação da dupla sertaneja; já Chitãozinho e Xororó vivem uma situação contrária, voltando aos palcos esse ano com a nova turnê “Amigos 2023”.
Cristiano Araújo (2014)
Um ano antes do terrível acidente que tiraria sua vida, em junho de 2015, o cantor sertanejo Cristiano Araújo foi premiado como Embaixador do Rodeio em 2014. O sertanejo fez sucesso muito rápido, entre os anos de 2013 e 2014. No ano que recebeu a honraria, Cristiano tinha lançado os hits “Cê Que Sabe”, “É Com Ela Que Eu Estou” e “Hoje Eu Tô Terrível”.
Mesmo não estando mais presente, Cristiano Araújo ainda é muito lembrado pelos sertanejos, com o começo de seus lançamentos póstumos estreando em janeiro de 2023, com o single “Tempo ao Tempo”, em parceria com Jorge e Mateus.
Henrique e Juliano (2015)
Henrique e Juliano seguiu praticamente o mesmo caso de Luan Santana, com os cantores sertanejos no começo de suas carreiras na música alcançando feitos incriveis. A dupla sertaneja surgiu em 2013, com os sucessos “Cuida Bem Dela”, “Recaídas” e “Mudando de Assunto”.
Com uma tremenda história de superação, a dupla do Tocantins (PA), emocionou o público em Barretos, contando durante a apresentação como Embaixadores do evento, que o pai dos artistas os levou até a arena da Festa e afirmou que um dia eles cantariam no palco. Para alegria do pai, de Henrique e Juliano e nossa, a previsão foi mais do que certeira!
Zezé Di Camargo e Luciano (2016)
Já na 61ª edição da Festa do Peão de Barretos, a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, conhecida pela história de “Dois Filhos de Francisco” e pelo repertório cheia de clássicas, como “É o Amor”, “Pra Não Pensar em Você”, “Sem Medo de Ser Feliz” e “Você Vai ver”, foi premiado como Embaixadores daquele ano. Mesmo com os rumores fortes de separação da dupla sertaneja, que está na ativa desde a década de 90, e os problemas vocais de Zezé Di Camargo, Zezé Di Camargo e Luciano são um dos maiores nomes da indústria, portanto inevitável que os artistas ganhassem, pelo menos, uma honraria.
O ano também marcou a primeira apresentação de Felipe Araújo no evento, irmão de Cristiano Araújo, que havia falecido no ano anterior.
Gusttavo Lima (2017 e 2018)
Sim, Gusttavo Lima é o único artista sertanejo com a proeza de ter faturado duas honrarias de Embaixador do Rodeio de Barretos, ainda melhorado se levar em conta que os títulos vieram um atrás do outro. É por essa façanha que o bordão famoso “Embaixador do Sertanejo” se encaixou eternamente ao cantor sertanejo, que vira e mexe sempre tenta usar essa alcunha em seus projetos, com alguns deles tendo péssimos resultados.
Durante seu show em Barretos, o artista ainda inovou ao fazer um churrasco em pleno palco da arena. Gusttavo tinha lançado seu projeto “Buteco com Gusttavo Lima“, que conseguiu grande sucesso, com os hits “Apelido Carinhoso” e “Na Hora de Amar”, por exemplo, e até virou um festival sertanejo.
Gusttavo Lima vive em altos e baixos: ao mesmo tempo que bate recorde histórico no YouTube, o cantor apresenta a pior agenda de shows de sua carreira e se vê tentado a iniciar em outra vertente do sertanejo, conforme apurado com exclusividade pelo Movimento Country.
Simone e Simaria (2019)
A penúltima consagração feita foi para as ‘coleguinhas’ Simone e Simaria, como Embaixadoras do evento de 2019. A edição foi a última antes da pandemia do coronavírus, que fez com que 2 anos o Rodeio de Barretos parasse suas atividades.
Foi com a honraria de Embaixadoras entregues às irmãs Simone e Simaria que acabou gerando uma treta entre cantoras sertanejas, iniciada por Maraisa. A cantora, famosa pelos seus flertes e interesses amorosos, chegou a postar que Embaixador era “só um”, se referindo à Gusttavo Lima. A situação ficou mal vista, que fez com que Maraisa ligasse para Simone para se desculpar pelas suas atitudes. Na época, Marília Mendonça também interviu e publicou que “mulheres apoiam mulheres”.
Muita coisa mudou de lá para cá: a dupla sertaneja Simone e Simaria se desmanchou, com Simone Mendes iniciando em ótima fase sua carreira solo com um primeiro DVD gravado em São Paulo, e Simaria acumulando polêmicas, que variam entre agressões que cometeu com um apresentador e o afastamento de sua família. Inclusive, Simone Mendes, recentemente, se juntou com Maiara e Maraísa para um novo projeto.
Adriano Moraes (2022)
Por último, o mais recente Embaixador da Festa de Peão de Barretos é Adriano Moraes, o único desta lista a ser consagrado pela honraria do Rodeio de Barretos sem ser um músico profissional. Na verdade, Adriano foi um peão competitivo de boiadeiro brasileiro. Conhecido aqui e internacionalmente como “The Phenomenon” – O Fenômeno, em tradução -, Adriano Moraes tricampeão mundial de montaria em touros pela PBR (Professional Bull Riders, principal torneio de montagem de touro do mundo).
Adriano foi o primeiro campeão mundial da PBR no ano da fundação deste campeonato, em 1994, além do primeiro a ganhar 2 vezes o torneio, em 2001, Adriano é Tricampeão Mundial da PBR, em 2006. Dois anos depois do terceiro titulo, Adriano Moraes se aposentou, em 2008, sendo atualmente treinador da seleção brasileira desta modalidade.