Nos últimos meses a música sertaneja se transformou num fenômeno nas redes de televisão. O SBT que começou com a \”Quarta Especial\” obteve números expressivos quando o tema era o country e sertanejo, ultrapassando muitas vezes o futebol da Globo.
Em março, a estréia de \”Raízes do Campo\” na Record causou um tremendo susto nas concorrentes, logo no primeiro programa conquistou o 2º lugar, com picos de 16 pontos no Ibope.
Na nova temporada de \”Carga Pesada\” a trilha sonora foi totalmente calcada no sertanejo, tendo como tema principal a música \”Frete\” de Chitãozinho e Xororó.
A Rede Globo ampliou a cobertura dos rodeios este ano em sua grade de programação, dando um destaque maior aos eventos em seus telejornais e no \”Esporte Espetacular\”. Na verdade é uma grande estratégia para comemorar os 40 anos da emissora em 2005, que terá como principal atração no horário nobre a novela \”América\” de Glória Perez, que tem como pano de fundo o mundo do rodeio.
Em junho a Globo escalou a dupla Zezé di Camargo e Luciano para uma participação especial em \”Chocolate com Pimenta\” e colocou grandes estrelas da música sertaneja na trilha de sua sucessora \”Cabocla\”, artistas como Sérgio Reis, Almir Sater, Rolando Boldrin, entre outros.
A disputa para conquistar o publico sertanejo não para por aí. Silvio Santos mudou o programa do Ratinho de quarta para sábado, pois o SBT perdeu seu publico significamente para sua concorrente Record.
Quem ganha com isso são os artistas e o grande público que vem conquistando cada vez mais espaço na grande mídia, e quebrando todos os preconceitos.